28 de janeiro de 2025 | Por Judson Althoff – Vice-presidente executivo e chefe comercial da Microsoft

Empresas do mundo inteiro estão buscando maneiras de usar a Inteligência Artificial (IA) para melhorar seus processos, inovar de forma prática e gerar mais valor. Na Microsoft, nosso objetivo é ajudar essas empresas a acelerar essa transformação usando Copilots e agentes inteligentes, criando soluções de IA personalizadas e com segurança.

Durante o evento Microsoft Ignite, fizemos mais de 100 anúncios importantes, mostrando que a Microsoft é a única empresa que oferece três plataformas completas de IA, que funcionam juntas para ajudar a construir soluções modernas:

  • Copilot: a interface onde você interage com a IA. Com o Copilot Studio, qualquer pessoa pode criar agentes inteligentes sem precisar saber programar.
  • Azure AI Foundry: uma plataforma completa para construir aplicações de IA na vida real.
  • Microsoft Fabric: a plataforma de dados com IA, que permite analisar dados de qualquer lugar, de forma integrada.

Essas plataformas são abertas, trabalham em conjunto e são protegidas pelas soluções de segurança da Microsoft — para que qualquer empresa possa usar IA com confiança.


Histórias reais de como empresas estão usando IA para transformar seus negócios

Aqui estão alguns exemplos de empresas de diversos setores que estão usando IA da Microsoft para gerar resultados concretos:

ABB Group

Criou o Genix Copilot, um sistema de IA que analisa dados industriais em tempo real, otimizando energia e monitorando emissões. Resultado:

  • 35% de economia em manutenção
  • 20% de melhoria na eficiência energética
  • 80% a menos de chamados para suporte

Acentra Health (EUA)

Desenvolveu o MedScribe, uma IA que ajuda enfermeiros a escrever relatórios de apelação médica. Com isso:

  • 11.000 horas de trabalho economizadas
  • Redução de quase US$800 mil em custos
  • 50% menos tempo por relatório

Agricover (Romênia)

Criou a plataforma MyAgricover para liberar crédito mais rápido a pequenos agricultores. O tempo de aprovação caiu de 10 dias úteis para 24 horas.

Air India

Lançou o assistente virtual AI.g para atendimento ao cliente com IA. Agora, 97% das dúvidas são resolvidas sem precisar de atendente, gerando milhões em economia.

BMW Group

Implementou um sistema com IA que analisa dados dos carros em tempo real e ajuda engenheiros com respostas em linguagem natural.

  • 10x mais rapidez na entrega de dados
  • Sistema cobre o dobro de informações
  • Economia e desenvolvimento mais ágil

Coles Group (Austrália)

Atualizou os sistemas de logística com IA e agora consegue implantar novos aplicativos 6 vezes mais rápido, com mais eficiência nas 1.800 lojas da rede.

Dentsu (mídia e publicidade)

Criou um copiloto preditivo com IA para prever desempenho de campanhas e otimizar orçamentos. Resultado:

  • 90% menos tempo para gerar insights
  • Redução de custos de análise

DocuSign

Criou a plataforma IAM, que usa IA para automatizar o processo de contratos. Um cliente reduziu em 70% o tempo e esforço para gerenciar documentos.

Emirates Global Aluminium

Usando IA para analisar imagens e vídeos de produção, teve:

  • 86% de economia em custos com IA
  • IA respondendo 13 vezes mais rápido

EY (Ernst & Young)

Fez parceria com a Microsoft para desenvolver soluções de IA mais inclusivas, com foco em pessoas neurodivergentes. O objetivo é criar ferramentas acessíveis a todos e mais produtivas.

Haceb (Colômbia)

Fabricante de eletrodomésticos criou um assistente técnico com IA, economizando 5.000 minutos por dia dos técnicos, agilizando o atendimento e melhorando a satisfação dos clientes.

Operation Smile (ONG)

Desenvolveu uma IA que prevê resultados cirúrgicos e melhora a alocação de recursos médicos. Com isso:

  • 30% mais eficiência nas cirurgias
  • 90% menos erros de tradução
  • Relatórios gerados 95% mais rápido

Ontada (oncologia)

Criou a plataforma ON.Genuity para analisar milhões de documentos médicos com IA.

  • 70% dos dados que antes eram inacessíveis agora são analisados
  • Redução de 75% no tempo de processamento
  • Produtos lançados em 1 semana (antes levava meses)

Pets at Home (Reino Unido)

Criou um agente com IA que detecta fraudes no varejo em segundos.

  • Detecta fraudes 10x mais rápido
  • Processa 20x mais casos por dia
  • Economia prevista de milhões de dólares

Revenue Grid (tecnologia)

Atualizou sua infraestrutura com Microsoft Fabric, reduzindo 60% dos custos e oferecendo dados mais precisos em tempo real para equipes de vendas.

UST (tecnologia)

Migrou 20 anos de dados de funcionários para a Microsoft Fabric, cortando pela metade o tempo de ingestão de dados e melhorando a colaboração e inovação interna.

WeTransact (Marketplace)

Ajudou mais de 300 empresas de software a vender no marketplace da Microsoft usando IA.

  • Redução de 75% no tempo para publicar produtos

Conclusão

A IA já está criando valor real — não é mais uma promessa futura. Empresas de todos os tamanhos estão apostando em estratégias com IA para transformar a forma como trabalham.

Na Microsoft, acreditamos que a IA deve amplificar o potencial humano, trazer mais criatividade e produtividade, e ser acessível a todos. E estamos prontos para te ajudar a trilhar esse caminho com responsabilidade e segurança.

🔗 Vamos juntos nessa jornada? A revolução da IA já começou.

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